
PARNA PERUAÇU, VEREDAS DO ACARI E PE LAPA GRANDE - agosto 2016
Mais uma incrível viagem pelo nortão de Minas! Esse ano guiando os amigos Daniel Esser e Marcos Mourão, contando com a companhia do parceiro Daniel Dias. Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari e Parque Estadual da Lapa Grande, nos municípios de Januária, Chapada Gaúcha e Montes Claros foram nossos destinos. A viagem por essa região do estado, onde são encontradas diversas Unidades de Conservação, é um convite a conhecer a rica Caatinga e o ameaçado Cerrado, lado a lado.
As imagens exibidas nessa galeria estão em baixa resolução, adequadas para visualização via internet. São protegidas pela Lei do Direito Autoral, Nº 9.610, de 19/02/98, e é proibida qualquer reprodução ou divulgação, com fins comerciais ou não, sem a prévia autorização do autor. Para solicitar autorização de uso e arquivos em alta resolução, entre em contato.

Sakesphorus cristatus Iniciando os trabalhos no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

Xiphocolaptes falcirostris

Campephilus melanoleucos

Possível híbrido de coleiro-do-brejo (S. collaris) com golinho (S. albogularis)

Campylorhamphus trochilirostris Esse estava bem tranquilo, procurando alimento logo após amanhecer na caatinga.

Eupsittula cactorum A primeira espécie da caatinga que conheci, lá em 2011. Sempre um prazer reencontrá-la.

Charadrius collaris "É aquele lá: lindo!", "É preciso olhar para esses com um todo carinho…", Guimarães Rosa, em Grande Sertão: Veredas, e não preciso acrescentar nada.

Vanellus cayanus Sempre ariscas!

Celeus ochraceus Um dos principais atrativos do Refúgio de Vida Silvestre do Rio Pandeiros. Marcando a despedida do município de Januária.

Paisagem típica do segundo local que visitamos, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari, em Chapada Gaúcha.

Detalhe do buriti com frutos que atraem araras e alguma espécies de Traupídeos.

Hemitriccus striaticollis Pequenino que é uma das atrações da região.

Berlepschia rikeri Sempre nas grimpas!

Ammodramus humeralis Irrestível a fotografia sob essa luz.

Neothraupis fasciata

Alipiopsitta xanthops

Gampsonyx swainsonii

Elaenia cristata Apareceram no final de nossa última passarinhada pela região de Serra das Araras. E assim nos despedimos de lá.

Lochmias nematura Nosso último destino foi o Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros. Esse joão-porca chegou pertinho, cantou, defendeu seu território com valentia e voltou para as pedras próximas à água, onde ele passa a maior parte do tempo.

Nonnula rubecula Quase passa despercebido, discreto, lifer!

Arremon franciscanus Já caminhávamos para o carro quando o Marcos sugeriu mais uma chamada a esse tico. Havíamos tentado a manhã toda, sem sucesso. E não é que a quela surpresa que tem em todo final de passarinha era justamente ele! Legal demais conhecer essa espécie, a de número 650 na minha lista de fotografadas.