© 2019 Ricardo Mendes. Todos os direitos reservados.

As imagens exibidas nesse site estão em baixa resolução, adequadas para visualização via internet. São protegidas pela Lei do Direito Autoral, Nº 9.610, de 19/02/98, e é proibida qualquer reprodução ou divulgação, com fins comerciais ou não, sem a prévia autorização do autor. Para solicitar autorização de uso e arquivos em alta resolução, entre em contato.​

ATUAÇÃO

Fotografia de natureza

 

Fotografia de espécies brasileiras nativas, livres em seus habitats naturais, bem como de paisagens, para fins de lazer, educação ambiental e uso comercial.

Foi assim que conheci a observação de aves, através da fotografia. Com o passar do tempo essas duas paixões se fundiram em uma experiência única. Procuro aprimorar constantemente minhas habilidades e conhecimentos sobre fotografia, assim como sobre o comportamento das espécies. ​Como resultado desse trabalho, as fotos que faço têm sido usadas em projetos de educação ambiental, em guias de campo e outros materiais para divulgação de destinos turísticos para observação de aves. Conheça meu Portfolio!

Trabalho voluntário

 

- Co-fundador da plataforma Táxeus - Listas de espécies, em parceria com minha esposa Leandra e o amigo Gustavo Pedersoli. A Táxeus, disponível na internet desde 2011, é uma ferramenta de ciência cidadã, colaborativa e online, que promove conhecimento da biodiversidade brasileira a partir de listas espécies. Atualmente contempla os grupos das aves, mamíferos e anfíbios.

- Diretor Vice Presidente da Ecoavis - Ecologia e Observação de Aves, de Belo Horizonte/MG, na gestão 2017/2018.

 

- Membro do Comitê Organizador do AvistarBH, realizado através de uma parceria entre o AvistarBrasil e a Ecoavis.

 

- Membro fundador do Avistur, Grupo de Estudos Sobre o Turismo de Observação de Aves no Brasil, que realizou o primeiro censo de observação de aves no país, em 2011/2012.