top of page

VIAGENS

Relatos de algumas das viagens mais legais que já fiz para ver passarinhos.

rec_IMG_0076-Edit.jpg

- Tocantins, junho de 2022. Entre 18 e 24/jun/2022, eu e os amigos Daniel Esser e João Alberto Vale visitamos o estado do Tocantins. Passamos pelos municípios de Palmas, Pium (RPPN Canguçu) e Caseara (Parque Estadual do Cantão). Fomos guiados pelo competente Marcelo Barbosa, vimos dezenas de espécies do Cerrado e Amazônia, e belíssimas paisagens.

rec_IMG_9428.jpg

- Urupema - Serra Catarinense, abril de 2022. Anualmente, entre fevereiro e junho, algumas dezenas de milhares de papagaio-charão migram para a região de Urupema, serra catarinense, para se alimentar dos pinhões — frutos da araucária ou pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Avistar esse espetáculo da natureza foi um dos motivos que me levaram até lá

rec_IMG_6943.jpg

- Vale do Silício - Califórnia/EUA, janeiro a março de 2019. Estive a trabalho no Vale do Silício e aproveitei alguns finais de semana para conhecer novas paisagens e passarinhos.

rec_IMG_4083.jpg

- Jequié, Boa Nova e Poções - Sudoeste da Bahia, outubro de 2017. 5 dias de viagem pelo sudoeste da Bahia, com o objetivo de registrar espécies da Caatinga e Mata Atlântica, incluindo espécies raras e ameaçadas de extinção.

- Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari e Parque Estadual da Lapa Grande, agosto de 2016. 7 dias de viagem pelo norte e noroeste de Minas Gerais, com o objetivo de registrar espécies da Caatinga e Cerrado no Médio São Francisco.

- Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e Serra das Araras, agosto de 2015. 6 dias de viagem pelo norte e noroeste de Minas Gerais, com o objetivo de registrar espécies da Caatinga e Cerrado no Médio São Francisco.

rec_IMG_4348.jpg

- Caboclada, novembro de 2014. Expedição de 10 dias pelo Rio Grande do Sul em busca dos caboclinhos que se reproduzem por lá no verão.

© 2024 Ricardo Mendes. Todos os direitos reservados.

As imagens exibidas nesse site estão em baixa resolução, adequadas para visualização via internet. São protegidas pela Lei do Direito Autoral, Nº 9.610, de 19/02/98, e é proibida qualquer reprodução ou divulgação, com fins comerciais ou não, sem a prévia autorização do autor. Para solicitar autorização de uso e arquivos em alta resolução, entre em contato.​

bottom of page